Descubra a diferença entre User Interface e User Experience, além de saber como utilizamos no BeerTech.
Você acorda de manhã e toma o seu café diário, dá uma olhada nas atualizações das suas redes sociais, percebe que hoje é dia de pagar a conta do seu cartão, então você só precisa abrir o app no seu celular e com poucos cliques a tarefa já foi feita. A maioria das pessoas pode até não reparar, mas atividades como essa são fáceis e rápidas graças a uma boa interface e boa experiência de uso, também conhecidas no meio do design como UI e UX. Mas você deve estar com uma dúvida agora. Afinal, o que são essas siglas? E mesmo que os dois elementos trabalhem em conjunto, o que significa cada um deles?
Trabalhar com User Interface, ou interface de usuário, é quando o designer trabalha em todo e qualquer elemento que é perceptível visualmente pelo usuário, seja em uma plataforma mobile, desktop, entre outras. O trabalho de um designer de interface de usuário é montar essa interface para que o usuário execute uma interação positive. Pode ser uma tela completa, textos, imagens, chamadas para ação ou outros elementos ou até mesmo um som, tudo isso é responsabilidade do UI idealizar. Resumindo, user interface design é tudo que envolve o layout da plataforma.
Basta montar uma tela bonita para trabalhar com user
interface?
Isso é um erro muito grave cometido por muitos designers. A interface não deve ser apenas bonita, mas ter uma excelente usabilidade, e é aí onde conectamos a user experience, ou UX. Trabalhando dessa forma, a simplicidade e beleza das suas telas serão consequências que, atreladas a boa experiência do usuário trarão sucesso ao seu projeto.
Não pense que o nosso único objetivo é montar interfaces para o usuário final! Trabalhando com user experience, ou experiência do usuário, nos preocupamos com o que uma pessoa sente ou pensa ao interagir com algo. Atenção para esse detalhe: experiência de usuário não é só para plataformas web ou mobile - seja por exemplo em um contexto de site, aplicação web, tecnologia digital ou qualquer outra coisa. User experience basicamente descreve toda a interação emocional quando uma pessoa usa um produto.
Há diversos elementos que ajudam na criação de boas práticas de experiência. Uma delas é a interface do usuário, mas também podemos aplicar UX em produtos físicos, ideias e elementos sem interface física, como a voz.
Sim! Como você pode perceber nas explicações anteriores, as duas coisas se complementam. Você deve assegurar uma boa interface e usabilidade, mas para isso você deve também se preocupar com a experiência dos elementos e da interface como um todo.
Texto: Mariana Lourenço, Designer UX/UI há 5 anos.